Universo é o conjunto total de pessoas ou objetos que fazem parte de um segmento a ser pesquisado.
Amostra é uma parte representativa do universo, ou seja, um conjunto de pessoas ou objetos com as mesmas características do todo.
Respondente é quem preenche um questionário, respondendo às perguntas formuladas em uma pesquisa.
Enquetes são coletas de opinião, geralmente pela internet, acessadas em sites ou redes sociais, cujo objetivo é obter respostas a perguntas únicas, sem distinção de público, sem coletar informações de perfil como local, renda, gênero, classe social, escolaridade, etc.
Sondagem é um estudo de opinião com um pequeno grupo focal, cujo resultado é extrapolado para todo o universo, dentro de um grau de confiança.
Pesquisas podem ter perguntas únicas, mas o perfil socioeconômico-cultural e local de cada respondente são coletados e registrados. Os resultados podem levar em conta a margem de erro e grau de confiança.
A realização de pesquisas remonta a séculos. Até o século XX, só havia um modo de coletar e registrar informações estatísticas para efeito de avaliar opiniões: a forma escrita por meio do preenchimento de questionários, frente a frente, entrevistador e entrevistado ou via correio, por exemplo. Com o advento do telefone fixo e mais recentemente, do celular, foi possível realizar pesquisas utilizando esses meios de comunicação chamados de telemáticos. Com o advento da internet as pessoas podem ser estimuladas a responder pesquisas em qualquer lugar que estejam. As pesquisas podem ser respondidas indistintamente por qualquer pessoa. O data pesquisa%® atua via internet. Não abordamos os entrevistados, eles são convidados a vir espontaneamente até a plataforma para preencher um questionário criado para fins de pesquisa de opinião.
Amostras probabilísticas são aquelas em que qualquer pessoa tem as mesmas chances de responder uma pesquisa, dentro do universo selecionado. Essas pessoas, os respondentes, por exemplo, são sorteados ou abordados entre todos do universo.
Amostras não probabilísticas são formadas por respondentes que não são selecionados por algum critério aleatório. É o exemplo da plataforma data pesquisa%® em que o criador da pesquisa convida pessoas a responderem questionários formulados por ele.
As duas formas de amostras, probabilísticas e não probabilísticas, são igualmente válidas. Na amostra não probabilística não é possível falar em margem de erro. No entanto a amostra pesquisada faz parte de um universo específico, tem amostras maiores e a mesma validade.
Os institutos de pesquisa e a plataforma data pesquisa%® utilizam segmentações da sociedade definidas por alguns órgãos oficiais. São orientadas com base nos índices sociais publicados pelo IBGE como raça, gênero, orientação sexual, estado civil, escolaridade, faixa etária, renda, religião, ocupação, tipo de emprego, necessidades especiais e alimentares, moradia e tipo de imóvel e pelo TSE na segmentação dos municípios, por gênero, faixa de idade, e escolaridade.
Margem de erro é a probabilidade do resultado obtido em uma amostra ter o mesmo resultado do universo pesquisado. Ex.: Se houver um resultado de 80% + ou - 2% em uma pesquisa, poderemos ter um grau de certeza de que se perguntássemos a todos do universo, teríamos a mesma resposta em um intervalo entre 78% e 82%
Nível ou grau de confiança é a probabilidade de se encontrar os mesmos resultados repetindo as mesmas perguntas em várias pesquisas. Ex.: Um nível de confiança de 95% significa que se a mesma pesquisa fosse repetida 100 vezes, em 95 delas os resultados seriam os mesmos.
O ideal seria envolver 100% do universo, mas devido ao tamanho, do tempo para se obter um resultado ou o custo envolvido na coleta das respostas torna-se inviável Empiricamente foi desenvolvida uma fórmula e desta fórmula derivou a tabela, abaixo, que mostra o tamanho da amostra e respondentes em função da margem de erro esperada.
Importante: essa tabela serve apenas para pesquisas probabilísticas.
Amostragem probabilística | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Universo | Margem de erro | ||||||
1% | 2% | 3% | 4% | 5% | 10% | ||
Abaixo de 1.000 | - | - | - | - | 222 | 83 | |
1.000 | - | - | - | 385 | 286 | 91 | |
1.500 | - | - | 638 | 441 | 316 | 94 | |
2.000 | - | - | 714 | 476 | 333 | 95 | |
2.500 | - | 1.250 | 769 | 746 | 333 | 96 | |
3.000 | - | 1.364 | 811 | 517 | 353 | 87 | |
3.500 | - | 1.458 | 843 | 530 | 359 | 97 | |
4.000 | - | 1.538 | 870 | 541 | 364 | 98 | |
4.500 | - | 1.607 | 891 | 549 | 367 | 98 | |
5.000 | - | 1.667 | 909 | 556 | 370 | 98 | |
6.000 | - | 1.755 | 938 | 566 | 375 | 98 | |
7.000 | - | 1.842 | 949 | 574 | 378 | 99 | |
8.000 | - | 1.905 | 976 | 580 | 381 | 99 | |
9.000 | - | 1.957 | 989 | 584 | 383 | 99 | |
10.000 | 5.000 | 2.000 | 1.000 | 588 | 385 | 99 | |
15.000 | 6.000 | 2.143 | 1.034 | 600 | 390 | 99 | |
20.000 | 6.667 | 2.222 | 1.053 | 606 | 392 | 100 | |
25.000 | 7.142 | 2.273 | 1.064 | 610 | 394 | 100 | |
50.000 | 8.333 | 2.381 | 1.087 | 617 | 397 | 100 | |
100.000 | 9.091 | 2.439 | 1.099 | 621 | 398 | 100 | |
Acima de 100.000 | 10.000 | 2.500 | 1.111 | 625 | 400 | 100 | |
Fonte: Arkin, H., & Colton, R. R. (1971). Tables for statisticians. Barnes and Noble |
IMPORTANTE: Observe que para um universo além de 100.001 (até o infinito), segundo essa tabela, basta obter respostas de poucas pessoas ou a seleção de poucos objetos. UTILIZAR esse método quando o universo a ser pesquisado está na ordem de grandeza de milhões, como no caso de pesquisas político-eleitorais estaduais ou nacionais, acarretará certamente em erro.
As sociedades estão cada vez mais complexas. Os cidadãos estão definindo segmentos mais específicos em função de suas caracaterísticas pessoais. Orientação sexual manifesta a vontade do cidadão de escolher com quem deseja se relacionar sexualmente, independentemente de sua genética. Gênero, por sua vez, está ligado ao comportamento social, função. Por serem distintos, é importante coletar essas informações em pesquisas isentas e independentes, quando se fizer necessário, a plataforma data pesquisa%® oferece essa possibilidade.
Nas eleições, votar em branco ou votar nulo talvez seja a maior dúvida dos eleitores e não esporadicamente, há dúvidas sobre o significado ou como devem escolher uma ou outra opção. O voto em Branco tem o significado muito próximo do dito popular "cheque em branco". Significa que para o eleitor, qualquer um dos candidatos atende aos seus anseios, qualquer que seja o candidato eleito, para ele estará OK. Já o volto nulo indica exatamente o contrário. Para um eleitor que vota nulo, nenhum dos candidatos o satisfaz.